Accepted at 9:40 p.m. Jan, 16, 2024 by ankiclass
Author: nathalia.tn
Related Note: 1703105415496
Rationale for change

correção de digitação

Back Back
Front
Período para administrar a vacina contra sarampo para contactantes imunocompetentes: [...]
Anotação
Empty field
Importante
Empty field
Observação
Macete para decorar os períodos para administração de profilaxia pós exposição:
  • Sarampo36 (vacina 3 dias, imunoglobulina 6 dias)
  • Varicela 54 (vacina 5 dias, imunoglobulina 4 dias)
  • Rubéola 3 (vacina 3 dias, não tem imunoglobulina)

Apresentação
Doença viral grave, altamente contagiosa e prevenível por vacinação. Acomete indivíduos de todas as idades, sendo um diferencial importante em casos clínicos de adolescentes e adultos. O agente causador do sarampo é um RNA vírus do gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae.
Fisiopatologia
O vírus do sarampo é transmitido principalmente por secreções nasofaríngeas e aerossóis. O sarampo é transmissível desde 6 dias antes até 4 dias após o surgimento do exantema. O período de incubação do sarampo varia entre 7 e 21 dias, conforme o Ministério da Saúde, ou 8 a 12 dias segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, contados da exposição ao aparecimento do exantema.
Clínica
Os pródromos do sarampo duram 3 a 4 dias e incluem febre alta, coriza, conjuntivite não purulenta, prostração intensa, tosse seca e cefaleia. As manchas de Koplik na mucosa oral são patognomônicas. O exantema maculopapular geralmente inicia-se retroauricular, progredindo cefalocaudalmente.
Diagnóstico
O diagnóstico do sarampo é baseado na história clínica e exame físico, embora exames de sorologia e detecção viral sejam essenciais para vigilância epidemiológica. Complicações do sarampo incluem otite média aguda, pneumonia (principal causa de óbito) e, raramente, panencefalite esclerosante subaguda, que pode ser fatal após anos da infecção primária.
Conduta
Não existe tratamento específico para o sarampo. Recomenda-se a administração oral de vitamina A em duas doses para reduzir a duração das complicações e a morbimortalidade. As medidas preventivas incluem isolamento domiciliar ou hospitalar e vacinação. A vacinação é realizada em duas doses: aos 12 meses (tríplice viral) e aos 15 meses (tetraviral). Em surtos, aplica-se uma "dose zero" em crianças de 6 a 12 meses. A profilaxia pós-exposição envolve vacinação ou imunoglobulina, dependendo do perfil do indivíduo exposto.
Galeria
Koplik spots:

Koplik spots in measles:

Exantema do sarampo:

Referência
Empty field
Banca
SURCE/2022 FAMERP/2022
©Ankiclass
Empty field
AnkiHub_Subdeck::ErreAnki_-_Medicina_e_Residência::ErreAnki_-_Pediatria #v1_Cronogramas::ErreValida::03°_Dia::🍼_Pediatria::♨️_Doenças_Exantemáticas #v1_Cronogramas::ErreTóteles::21°_Semana::🍼_Pediatria #v1_Cronogramas::ErreCoruja::03°_Semana::🍼_Pediatria #v1_Cronogramas::ErreMed::01°_Semana::🍼_Pediatria #Pediatria::Doenças_Exantemáticas::Sarampo