Accepted
at 12:40 a.m. Feb, 13, 2024
by
ankiclass
Author:
anavitoriafarias10
Type of change:
Content error
Rationale for change
Na síndrome de Morris não há formação de genitália interna (nem masculina nem feminina). Seria apenas a deficiência de 5 alfa redutase mesmo
Before
After
Back
Back
Back
Back
Front
Paciente XY com testículo, genitália interna masculina e genitália externa feminina.
Diagnóstico: [...]
Anotação
Empty field
Importante
Para que você não esqueça: tudo que depender da testosterona não se desenvolve, ou seja, a genitália externa e os ductos de Wolff!
Observação
A testosterona na síndrome de Morris está aumentada para o sexo feminino, porém os valores estão normais considerando os valores-padrão para o sexo masculino!
Apresentação
Empty field
Fisiopatologia
A síndrome de insensibilidade androgênica ou síndrome de Morris é um distúrbio recessivo ligado ao X em que há um defeito no receptor de androgênios, provocando resistência a ação da testosterona. Assim, o sexo genético é masculino (cariótipo 46XY), mas o fenótipo é feminino. Para que você não esqueça: tudo que depender da testosterona não se desenvolve, ou seja, a genitália externa e os ductos de Wolff!
Clínica
Empty field
Diagnóstico
O diagnóstico baseia-se no exame físico e na ultrassonografia, que mostram a ausência dos derivados müllerianos e a presença de testículos, no cariótipo masculino (46XY) e nos valores séricos de testosterona.
Conduta
Empty field
Galeria
Empty field
Referência
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22698698/
Banca
Empty field
©Ankiclass
Empty field